ADUFPA - Congresso do ANDES-SN em Belém já tem data marcada

Associação de Docentes da UFPA

Seção sindical do ANDES-SN

Olá visitante

Login ▼

Publicado em 26/09/2018

Congresso do ANDES-SN em Belém já tem data marcada

O 38º Congresso Nacional do ANDES-SN vai ocorrer de 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019, em Belém, e terá como tema “Por Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC 95”. A expectativa é que o evento reúna mais de 400 professores universitários de todo o Brasil. A sede do Congresso será a UFPA e as principais plenárias irão ocorrer no Auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes.

 

Para recepcionar bem os docentes de todos os cantos do país, a diretoria da ADUFPA já está começando a organizar o evento e espera envolver dezenas de professores da UFPA na construção e na participação política do Congresso. A primeira reunião da Comissão Organizadora Nacional já está marcada para os dias 10 e 11 de outubro, em Belém. “Vamos aproveitar que o Congresso do ANDES-SN será em Belém para estimular a participação docente, desde as reuniões de organização até a presença nos debates e plenárias do evento”, garante a diretora-geral da ADUFPA, Rosimê Meguins.

 

A docente destaca que o 38º Congresso do ANDES-SN será importante, pois vai ocorrer logo após as eleições presidenciais em um contexto de continuidade da crise econômica, sendo fundamental para discutir as posições políticas e estratégias de ações do movimento docente diante da mudança na Presidência da República.

 

O evento permitirá, ainda, a participação de um maior número de docentes das seções sindicais do estado do Pará e da região amazônica, onde a presença em fóruns nacionais é mais difícil, por conta das distâncias e dificuldades de locomoção.

 

Rosimê Meguins ressalta que, além de debater as pautas da categoria docente, o Congresso do ANDES-SN em Belém vai dar visibilidade às lutas dos povos da Amazônia, em especial de indígenas, quilombolas e trabalhadores do campo, contra o agronegócio e a abertura de novas fronteiras agrícolas do capital.

 

A realização do 38º Congresso do ANDES-SN em Belém também vai iniciar as comemorações pelos 40 anos da ADUFPA, que se estenderão ao longo de 2019. Esta será a segunda vez que Belém sediará o maior fórum de deliberação dos docentes das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Em 2010, a ADUFPA organizou o 29º Congresso do ANDES-SN na UFPA, que reuniu mais de 300 professores de todo o país.