ADUFPA - Categorias da UFPA organizam luta contra o fascismo

Associação de Docentes da UFPA

Seção sindical do ANDES-SN

Olá visitante

Login ▼

Publicado em 10/10/2018

Categorias da UFPA organizam luta contra o fascismo

Professores, técnico-administrativos e estudantes da UFPA se reuniram na tarde de hoje, 10, no hall da reitoria, para constituir um Comitê em Defesa da Democracia e organizar na instituição a luta contra o fascismo. A reunião contou com a participação de dezenas de pessoas da comunidade universitária e aprovou uma agenda de mobilização para os próximos dias.

 

Entre as diversas atividades aprovadas, destaque para uma caminhada no próximo dia 16, às 17 horas, na Avenida Bernardo Sayão, em frente ao primeiro portão da Universidade, e uma Plenária Geral da UFPA no dia 18 de outubro, às 17 horas, no hall da reitoria. A expectativa é aglutinar forças em defesa da democracia e fortalecer o ato nacional “Ele Não: todas e todos pela democracia”, que em Belém vai ocorrer no dia 20 de outubro, a partir das 16 horas, no mercado de São Brás.

 

Segundo o professor Waldir Abreu, da diretoria da ADUFPA, os encaminhamentos aprovados na reunião foram fundamentais para fortalecer a mobilização contra o fascismo e em defesa da democracia. “Estamos vivenciando um momento grave, em que a democracia, a liberdade e a conquista de direitos estão colocadas em risco. Por isso, mais do que nunca, precisamos construir mobilizações na Universidade, nos bairros ao redor e em toda a sociedade em defesa de um projeto democrático que derrote o fascismo”, afirmou Waldir.

 

Rodada de assembleias – Ontem, 11, o ANDES-SN convocou, após reunião conjunta dos Setores das federais, estaduais e municipais, uma rodada de assembleias entre os dias 10 e 17 de outubro em todas as universidades do país, para encaminhar a construção de frentes antifascistas em defesa da democracia, dos direitos sociais e da universidade pública. As assembleias também deverão debater a conjuntura eleitoral, a fim de definir estratégia de combate ao fascismo no país.

 

Na UFPA, a diretoria da ADUFPA deve realizar assembleia na próxima semana, em data ainda a ser definida. O resultado das assembleias de base será avaliado em nova reunião conjunta dos Setores do ANDES-SN, no dia 18 de outubro, em Brasília.

 

Agenda contra o fascismo:

11/10 – 15h – Ato dos estudantes secundaristas contra o fascismo

Local: Avenida Almirante Barroso em frente à Escola Pedro Amazonas Pedroso

 

16/10 – 17h – Caminhada na Bernardo Sayão, no Guamá

Concentração: Primeiro portão da UFPA

 

18/10 – 17h – Plenária Geral da UFPA contra o fascismo

Local: Hall da reitoria

 

20/10 – 16h – Ato Nacional “#EleNão: todas e todos pela democracia”

Concentração: Mercado de São Brás