ADUFPA - ADUFPA promove debate sobre ameaças do fascismo e conjuntura eleitoral

Associação de Docentes da UFPA

Seção sindical do ANDES-SN

Olá visitante

Login ▼

Publicado em 22/10/2018

ADUFPA promove debate sobre ameaças do fascismo e conjuntura eleitoral

Como parte das mobilizações em defesa da democracia, a ADUFPA promove nesta terça-feira, 23, a partir das 10 horas, no hall da reitoria da UFPA, o debate “As ameaças do fascismo e a conjuntura eleitoral”, com a presença do economista e professor aposentado Aluísio Leal (UFPA), e do jornalista e dirigente da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT), Martin Hernández.

 

O evento reunirá dois militantes e intelectuais que tiveram um papel fundamental no enfrentamento a governos militares. Aluísio Leal foi uma das principais lideranças estudantis da UFPA no período mais duro da Ditadura Militar, e por conta de sua atuação política, foi fichado pelo Departamento de Ordem Política Social (DOPS) e preso na antiga 5ª Companhia de Guardas do Exército Brasileiro, em Belém.

 

Já Martin Hernández iniciou sua militância na Argentina, como uma das lideranças estudantis da Faculdade de Arquitetura da Universidade de La Plata. Foi preso por diversas vezes durante a Ditadura Militar da Argentina e esteve sob constante ameaça pela Operação Condor, que reunia órgãos de informação e repressão dos países da América Latina.

 

Além do debate, a ADUFPA também vai participar de um ato público em conjunto com os servidores públicos federais no dia 24 de junho, e vai se engajar nas agendas de mobilização do Comitê da UFPA contra o fascismo, de acordo com o que ficou definido pela assembleia geral dos docentes da UFPA no último dia 18 de outubro.