
Resultado do sucateamento e corte de verbas para Ciência, desde 24 de junho diversos sistemas do CNPq estão fora do ar!
O CNPQ, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está entre as principais agências de fomento à pesquisa no país e suas plataformas online são essenciais para a concessão de bolsas aos estudantes e para a coordenação de estudos entre diferentes grupos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
Nas redes sociais, os cientistas estão usando o termo “apagão do CNPq” para se manifestar sobre a situação e contar como o trabalho deles é prejudicado por essa indisponibilidade.
A pane inclui as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, evidenciando a profunda crise vivida pela Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação no país.
A Pós-Doutora Olgaíses Maués, Professora Visitante Sênior da UFPA, e o Prof. Dr. Eduardo Paiva, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA) falaram um pouco sobre a gravidade da situação.
Segundo informe oficial do CNPQ, feito nesta quinta-feira (29), há backup de todos os dados, a restauração do equipamento que causou o transtorno está sendo feita, todos os prazos serão prorrogados e nenhum bolsista será prejudicado. Segundo o informe, a expectativa é de retorno à normalidade do acesso a partir da manhã da segunda, 02 de agosto.
Estamos atentos!
A ADUFPASSind. aproveita a ocasião para mais uma vez denunciar os ataques à Educação, cortes de verbas e todas as políticas avassaladoras contra os direitos do povo brasileiro executadas com rigor por este governo genocida e corrupto! Não ao corte de verbas! Fora Bolsonaro, Mourão, Milton Ribeiro (Ministro da Educação), Marcos Pontes (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e toda sua corja!
#cnpq #apagãocnpq #forabolsonaroemourão #foragencidascorruptos #foramiltonribeiro #foramarcospontes
*Trilha: Caça à Raposa – Nova História da MPB 04 – João Bosco & Aldir Blanc (Interpretação: Elis Regina)