NOTA DE ALERTA: Proposta de constituição do Fundo Patrimonial da UFPA é um passo para a privatização da universidade!

NOTA DE ALERTA: Proposta de constituição do Fundo Patrimonial da UFPA é um passo para a privatização da universidade!

Foi com muita preocupação que os docentes discutiram em assembleia geral da ADUFPA, nesta terça, 25, o processo de Criação do Fundo Patrimonial da UFPA (n. 050789/2021), previsto como pauta da 1ª Reunião Ordinária do CONSUN, que acontecerá nesta quinta-feira, 27, às 14h (com participação virtual). 

 

Os docentes foram surpreendidos pela proposta, já que nenhum dos presentes tinha conhecimento da matéria e destacaram que temas desta magnitude devem ser discutidos nas congregações das unidades acadêmicas e não só nos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE); e de Administração (CONSAD), garantindo o amplo debate democrático necessário para tomadas de decisão que podem impactar definitivamente a universidade.

 

“Estranho esse fundo… Fonte regular de recurso, recurso perene… A fonte regular de recurso tem que ser o tesouro nacional” questionou o professor Waldir Abreu. 

“Eu não preciso destacar nenhum artigo, o que está previsto neste documento para ser votado no  Consun será, lamentavelmente, a privatização da universidade”, lamentou Rosimê Meguins.

 

Foi destacado pela diretora adjunta da ADUFPA, Adriane Lima, que apesar de não termos direito à voto no Consun, temos direito à voz e precisamos questionar com firmeza essa arbitrariedade contra a UFPA pública, gratuita e de qualidade. 

 

“Vamos questionar o fato da proposta ter sido enviada às vésperas do recesso natalino, e já ser colocada em votação diretamente no Conselho Superior sem qualquer acúmulo sobre o tema, como um grande ataque à democracia, apresentando uma dimensão absurda de riscos para universidade pública. Vamos encaminhar documento solicitando a retirada da pauta e que se abra um verdadeiro debate em que a comunidade acadêmica possa participar das decisões que definem o futuro da instituição”, disse.

 

O professor Ivan Neves já iniciou o levantamento acerca da existência de proposta de criação do Fundo patrimonial em outras universidades públicas. Em assembleia geral da ADUFPA, nesta terça-feira, 25, foi encaminhado pelos docentes que será pedido retirada de pauta, devido à ausência de um amplo e democrático debate a respeito do conteúdo da proposta de criação do Fundo Patrimonial. Além disso, o jurídico da ADUFPA fará uma nota técnica acerca das implicações da aprovação desta Resolução. Propomos uma discussão unificada, com Técnicos administrativos e estudantes no intuito de unir toda comunidade em defesa do caráter público e gratuito da UFPA.

 

Clique aqui e leia a Proposta de Resolução que cria o Fundo Patrimonial da UFPA.Relat Prof. Leonidas

 

Compartilhe:

Publicar comentário