Greve Unificada da UFPA fortalece mobilização com caravana no #OCUPABrasília
Greve Unificada da UFPA fortalece mobilização com caravana no OCUPA Brasília
Para defender a Educação Pública e Gratuita, entidades do serviço público federal realizam na próxima terça-feira, 14 de junho, o OCUPA BRASÍLIA. A ADUFPA segue para a capital federal em caravana com mais 100 militantes, entre docentes, técnico-administrativos e estudantes, reforçando a luta em defesa do reajuste salarial e os cortes no orçamento do ensino superior, que representam o sucateamento das universidades, institutos e Cefet’s.
O OCUPA Brasília acontece após a deflagração da greve na UFPA, com a ampla adesão dos campi na capital e interior do estado, com uma ocupação pautada na formação política e construída por meio do diálogo com a comunidade acadêmica. Em Belém, Castanhal, Altamira, Bragança e Abaetetuba foram realizadas diversas atividades: arrastões da Greve, panfletagem nos portões, reuniões de mobilização, oficinas formativas antirracistas e de gênero, aulas públicas, sarau de poesia e programação cultural.
Em Belém, o impacto dos cortes no orçamento da UFPA foi abordado pelo comando ampliado de greve em reunião com o reitor Emmanuel Tourinho e que teve como encaminhamento a realização de uma audiência pública para detalhamento do orçamento da UFPA. A agenda está prevista para o dia 20 de junho.
A greve ganhou força com a adesão dos técnicos-administrativo, que votaram pela suspensão das atividades a partir de segunda-feira. 13. A unidade entre docentes técnicos e estudantes foi celebrada no #9J, Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, com um grande ato que percorreu as ruas de Belém.
Confira as atividades da próxima semana:
Belém
12/06 – Domingo
09h – Panfletagem na Praça da República (concentração no Bar do Parque)
13/06 – Segunda-feira
7h30 panfletagem nos portões 2 e 3
9h30- Ato em defesa dos povos indígenas e pela busca imediata de Bruno Pereira e Dom Phillips
Local: bloco de salas do ITEC
13h – Reunião do comando unificado de greve
Local: ADUFPA
17h30 – Panfletagem nos portões 2 e 3
Brasília
14 de junho – Terça-feira
13h – Concentração no Anexo II da Câmara dos deputados;
14h – Ato interno no Auditório Nereu Ramos (em defesa das
estatais e contra os cortes na educação) e em frente ao Anexo II;
16h – Marcha em direção ao MEC;
17h30 – Ato Político Cultural com Maracatu e o rapper GOG;
20h – Encerramento e retorno das caravanas.
Crédito fotos: Priscila Duque