ADUFPA e CETIC esclarecem políticas de armazenamento de dados nas contas institucionais da UFPA

ADUFPA e CETIC esclarecem políticas de armazenamento de dados nas contas institucionais da UFPA

Após reunião com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), a ADUFPA esclarece aos seus associados e associadas sobre a política de armazenamento de dados nas contas Gmail/Google, ofertadas à comunidade acadêmica. Devido a atualizações nas configurações dos serviços disponíveis, os e-mails das universidades federais, entre elas, a UFPA, tiveram seu espaço de armazenamento reduzido.

 

Na UFPA, foram estabelecidos limites de armazenamento de 2 gigas por professor (a) e os docentes que ocasionalmente tiverem suas contas desativadas por ultrapassarem o limite de armazenamento, devem solicitar a reativação, via Sagita. O CTIC, reativa a conta e dá um prazo de 48 horas para realizar backups e excluir arquivos excedentes, sem que haja perda de informações ou a cobrança pela utilização da conta.

 

Desde 2020, por decisão do Consad, a UFPA aderiu aos pacotes de serviços Microsoft Office 365 A1 para educação e Google Workspace for Education, por meio de negociação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para disponibilização de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para uso pelas universidades.

 

Em julho de 2021, o Google anunciou a restrição de armazenamento para as instituições que possuem o pacote Google Workspace for Education Fundamentals, passando a ser limitado a 100 TB (terabytes) por universidade, a partir deste mês de dezembro. De acordo com o diretor do CETIC, Marco Aurélio Capela, após estudo do Comitê de Governança Digital da UFPA, foi aplicada a cota de armazenamento, por usuário (a), de 2 GB (gigabytes) para contas institucionais.

 

O informe, enviado via e-mail, provocou dúvidas entre os usuários da conta Gmail/Google, porém, o CETIC reforça que não haverá cobrança e nem perda das informações nas contas ativas. Para quem optou por manter o acesso à conta de e-mail pelo serviço institucional, permanecem os mesmos limites. “Temos cerca de 42 mil usuários do serviço, entre docentes, técnicos e alunos e alguns não pertencem mais à instituição. Com a atualização do banco, contas inativas serão identificadas e novas contas poderão ser abertas, mesmo com a limitação de 100 TB”, explica.

 

Para verificar o armazenamento no Google, planejar a limpeza e otimização da conta, o CETIC disponibiliza tutoriais. Para acessar clique aqui.

 

 

Compartilhe:

Publicar comentário