Categoria propõe AG Unificada e audiência para cobrar da Reitoria esclarecimentos sobre retorno presencial

Categoria propõe AG Unificada e audiência para cobrar da Reitoria esclarecimentos sobre retorno presencial

O debate sobre o retorno às atividades presenciais nos campi da UFPA foi o primeiro ponto da pauta na Assembleia Geral, realizada nesta quinta-feira, 30/09. Após ampla discussão, os docentes decidiram propor uma Assembleia Unificada entre as três categorias – professores, estudantes e técnico-administrativos – a fim de alinhar as reivindicações que serão levadas à Reitoria da UFPA, em audiência, para cobrar esclarecimentos sobre as condições sanitárias para a retomada das atividades presenciais.

 

No dia 06 de setembro, o Conselho Superior de Administração (CONSAD) publicou a Resolução N. 1.526, que ordena a realização presencial de atividades acadêmicas e administrativas nos campi da UFPA. O documento não detalha quais as condições que a administração da UFPA irá oferecer à comunidade acadêmica para que o retorno das atividades presenciais seja feito com segurança, atentando às medidas necessárias para a preservação da vida de todos e todas. Os docentes se manifestaram nos debates e de forma unânime expuseram questionamentos sobre as medidas de biossegurança que serão adotadas nos campi da UFPA, a fim de preservar a vida de todos e todas que trabalham, estudam e usufruem dos serviços prestados pela universidade.

 

“Nós somos sim a favor do retorno às aulas presenciais. Seria um contrassenso nos posicionarmos ao contrário diante de tudo que defendemos. Nós entendemos que a reitoria não fez um amplo debate, basicamente restrito aos dirigentes das unidades acadêmicas, sem discussão com a base. Outro ponto que precisa ser esclarecido é de como a UFPA irá retornar as atividades sem dispor de orçamento, diante do corte de 31 milhões, como afirmou em reportagem publicada no mês de maio. As questões passam também pela cobrança da carteira de vacinação, cuja fiscalização está colocada à cargo dos docentes, o que não é de sua competência e ainda aumenta a sobrecarga de trabalho, além das demais medidas de biossegurança”, explica a diretora geral da ADUFPA, Edivania Alves.

 

A ADUFPA segue firme junto ao movimento nacional para derrubar a PEC da Rachadinha, segundo informou a diretora de Política Sindical, Professora Elen Carvalho, ao falar da semana da mobilização em Brasília. A pressão dos servidores públicos junto aos parlamentares tem surtido resultados vitoriosos, mas o momento exige a continuidade das manifestações, razão pela qual na próxima semana a ADUFPA se mantém unida à categoria, com representação na jornada de luta em Brasília e Belém. A professora Dalva dos Santos, suplente na Diretoria de Interiorização do sindicato, já confirmou sua presença na comitiva que estará em Brasília.

 

A categoria também foi convocada para defender os direitos da população nas ruas de Belém neste sábado, 02 de outubro, no Fora Bolsonaro, ato que ocorrerá em mais de 200 cidades do País. A ADUFPA soma-se ao movimento sindical e social, reafirmando sua bandeira de luta em defesa da Amazônia e dos povos originários e pelo NÃO à PEC-32. A concentração ocorrerá no Mercado de São Brás, a partir de 8h, de onde os manifestantes sairão em marcha rumo à Praça da República.

Outro ponto definido na Assembleia Geral desta quinta-feira, foi a realização da tradicional Festa do Professor, que este ano permanecerá em formato online. Por maioria de votos os docentes decidiram por celebrar a data no dia 16 de outubro, por ocasião do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. Mais detalhes sobre a festa serão divulgados pela Diretoria de Política Social nas próximas semanas.

 

As professoras Simone Freitas, Conceição Cabral e Sandra Moreira, foram aprovadas para representar a ADUFPA no 13º CONAD Extraordinário, delegada e observadoras, respectivamente. O encontro ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, em formato online. No dia 13 de outubro, às 16h, os docentes se reúnem em Assembleia Geral Extraordinária, para debater o Caderno de Textos e fazer suas deliberações para o encontro.

 

Compartilhe:

Publicar comentário