ASSEMBLEIA ADUFPA: DOCENTES DISCUTEM CADERNO DE TEXTO DO 13º CONAD EXTRAORDINÁRIO

ASSEMBLEIA ADUFPA: DOCENTES DISCUTEM CADERNO DE TEXTO DO 13º CONAD EXTRAORDINÁRIO

Nos próximos dias 15 e 16, sexta e sábado, acontecerá o 13º Conad Extraordinário, em formato virtual, com o tema “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”. A ADUFPA realizou assembleia virtual com os docentes da UFPA, nesta quarta-feira, 13, para discutir o caderno de textos e tirar outros encaminhamentos.

 

Os docentes ratificaram a necessidade do ANDES-SN seguir fortalecendo a luta contra a PEC 32 e pelo “Fora Bolsonaro”. Servidores continuam fazendo pressão contra a Reforma Administrativa em atos e mobilizações em Brasília e nos estados, em defesa dos serviços públicos gratuitos à população e pela garantia do Regime Jurídico Único (RJU) à carreira do funcionalismo. O sentimento que paira na Câmara é de que não há 308 votos favoráveis, necessários à aprovação da PEC, entre os 513 parlamentares. O que demonstra a potência das lutas incansáveis protagonizadas pelas diversas categorias. Arthur Lira (PP-AL) que antes parecia confiante, demonstra insatisfação e não define quando o texto será votado na Câmara.

 

A AG desta quarta, 13, aprovou duas moções. Uma Moção de Solidariedade aos familiares e amigos/as das centenas de milhares de vítimas da covid-19 em nosso país, resultantes da política genocida do governo de Jair Bolsonaro na gestão das medidas de enfrentamento da pandemia que devem ser tipificadas como crimes contra a humanidade. E outra de Repúdio à política ambiental do governo de Jair Bolsonaro e do governador do estado do Pará, Hélder Barbalho, que têm resultado no aumento assustador do desmatamento e da violência sobre os povos originários e os/as trabalhadores/as rurais por madeireiros, fazendeiros, grileiros, garimpeiros, empresas de mineração, do agronegócio e de empreendimentos logísticos diversos com o apoio ostensivo ou velado do poder público das esferas federal, estadual e municipal! 

 

A ADUFPA reitera todo apoio aos povos originários, em especial os/as indígenas Munduruku e aos trabalhadores rurais do Lote 96 em Anapu e da região de Acará (Pará).

 

Eleitas na assembleia do dia 30 de setembro, as professoras Simone Freitas (delegada), Sandra Moreira e Conceição Cabral (observadoras), representarão a ADUFPA no 13º CONAD Extraordinário deste final de semana.

 

Compartilhe:

Publicar comentário