ADUFPA abre “Novembro Negro” com exibição do curta “Amador, Zélia”, no Cine Resistência nesta sexta

ADUFPA abre “Novembro Negro” com exibição do curta “Amador, Zélia”, no Cine Resistência nesta sexta

A segunda edição do Cine Resistência será nesta sexta-feira, 05 de novembro, com a exibição de “Amador, Zélia”, curta-metragem dirigido pelos cineastas Glauco Melo e Ismael Machado, lançado em setembro deste ano, que narra a trajetória da educadora, artista, pensadora e ativista Zélia Amador de Deus, professora emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

 

Mesclando lembranças pessoais, imagens de arquivo, encenação e ilustrações, traz os contextos históricos do Pará a partir, principalmente, da eclosão dos eventos da década de 1960, com a implantação do regime militar; ascensão dos movimentos estudantis; do teatro alternativo e do surgimento dos movimentos pelos direitos humanos.

 

 

Em todo esse cenário Zélia, uma mulher negra, oriunda da periferia – primeiro do interior do Marajó, depois para a periferia urbana de Belém – foi partícipe e protagonista. A história de Zélia Amador de Deus é cheia de nuances e acontecimentos importantes, que marcam a trajetória de luta dos negros e negras contra o racismo e o preconceito, como o fato de ter se tornado a primeira reitora negra de uma universidade brasileira.

 

 

Ao longo de sua docência, foi co-fundadora do Centro de Estudo e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa) e do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM-UFPA), criado em 2003. Também é ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), e, em 2012, participou ativamente da criação da “Lei de Cotas” (Lei nº 12.711/2012), sendo forte defensora do sistema de cotas para negros, pardos e pobres nas instituições federais. 

 

 

Filha de uma empregada doméstica natural da ilha do Marajó, no Pará, Zélia Amador é professora da UFPA desde 1978. A paraense é considerada um dos nomes mais importantes na luta antirracista e pelos direitos da população negra na Amazônia.

 

 

SERVIÇO

O QUÊ? CINE RESISTÊNCIA

QUANDO? 5 DE NOVEMBRO

ONDE? CASA DO PROFESSOR, RUA DOS CARIPUNAS, 3459 – ENTRE 3 DE MAIO E 14 DE ABRIL – BAIRRO DA CREMAÇÃO

QUE HORAS? 18h 

 

Compartilhe:

Publicar comentário