Professores da UFPA estarão no Ato do próximo sábado (20), Dia da Consciência Negra

Professores da UFPA estarão no Ato do próximo sábado (20), Dia da Consciência Negra

Docentes da UFPA participaram da Assembleia Geral da ADUFPA nesta terça-feira (16), via Zoom, e aprovaram a participação no Ato público do sábado (20), Dia da Consciência Negra; e uma ampla agenda de mobilização para derrotar a PEC 32, em Brasília, nas capitais e municípios onde há campus da UFPA. A AG foi aberta pela Prof.ª Dr.ª  Luzia Gomes, poeta, feminista negra  e docente do curso de Museologia (ICA-UFPA), que evidenciou a necessidade da comunidade acadêmica fortalecer a luta antirracista no país. “Precisamos pautar a luta antirracista não só no novembro negro, mas sim nos 360 dias do ano”, afirmou.

 

“nÃO DeSiSTiReMoS…

Não desistiremos de reivindicar a nossa humanidade… 

Não desistiremos de celebrar as plurais belezas de nossas existências… Não desistiremos de sorrir, mesmo sabendo das dores do mundo… Não desistiremos de almejar um bem-viver… Não desistiremos de encantar as nossas emoções… Não desistiremos de cultivar o amor em nossas entranhas… Não desistiremos da raiva transformadora… Não desistiremos de sonhar acordadas… Não desistiremos de poetizar a vida… Não desistiremos de NÓS!…” (Luzia Gomes)

 

Jornada de Luta para barrar a PEC 32

 

Joselene Mota, representante do ANDES-SN Regional Norte, que está em Brasília (BSB), informou com indignação que nesta terça-feira, 16, quando servidores e demais ativistas estavam protestando no Aeroporto de BSB, dois episódios criminosos de injúria e agressão ocorreram. 

 

“Um deputado conservador desceu sem máscara e começou a nos chamar de vagabundos. Outra atitude conservadora e criminosa veio de um usuário do aeroporto, que pegou uma lata de lixo do andar de cima e de lá mesmo jogou em cima da companheira Zuleide Queiroz, vice-presidente do sindicato nacional, que estava no microfone, e em cima de todos nós ao redor dela. A companheira é negra e tem todo um histórico de luta feminista e antirracista. Primeiro o lixo caiu em cima de mim e achei que tivesse sido por acaso, quando olhei pra cima, o racista estava virando a lata de lixo. Foi muito difícil, porque toda essa situação nos abalou muito, justamente no dia que lançamos a campanha de combate ao racismo ‘com racismo não há democracia’. Porém, não podemos recuar, todo esse projeto é justamente para nos sufocar, mas não vamos desistir da luta. Apesar do episódio de racismo no aeroporto, conseguimos mais uma vez impedir com nossa presença, que a PEC 32 não entrasse na pauta da Câmara por mais uma semana”, relatou Joselene Mota, que não pode conter as lágrimas de revolta. 

 

Os ativistas devem registrar B.O. contra o agressor nesta quarta-feira, 17. Foi aprovada por unanimidade na AG uma Moção de Solidariedade aos ativistas e de Repúdio ao agressor.

 

Essa é a 10ª semana da Jornada de Luta contra a PEC 32 na capital federal, que segue até a semana de 13 a 17 de dezembro. A ADUFPA aprovou a participação de representação da entidade para viajar a BSB e uma extensa agenda de mobilizações em Belém e em outros municípios onde existem campus da UFPA (confira no final do texto). 

 

Retorno presencial 

 

A professora Andrea Matos, da Escola de Aplicação (EAUFPA), informou que aconteceu a reunião do GT do Conselho Escolar para discutir o protocolo de retorno da unidade, e que além dos coordenadores de disciplina participaram outros professores. “Foi feito um documento em que se constata que não há condições do retorno presencial, pois a nossa escola é a maior EA que contempla desde a educação infantil até o EJA, não temos recursos humanos, e nem financeiro, de retorno, precisamos cobrar da reitoria que garanta as condições necessárias”, argumentou Andrea. 

 

A ADUFPA enviará dois ofícios à Administração Superior, um questionando as condições do retorno presencial na EAUFPA, e outro cobrando explicações a respeito dos cortes e seus  impactos na realidade financeira e orçamentária da instituição no momento em que as unidades discutem os PDU’s.   

 

Reunião do setor do ANDES-SN

 

Também foi definido na AG que a professora Simone Negrão, secretária adjunta da ADUFPA, representará a entidade na próxima reunião do setor que acontece na quinta-feira (18/11).

 

Solidariedade para enfrentar violência no campo

 

Ivan Neves, diretor de política sindical da ADUFPA, informou que novamente Erasmo Teófilo, camponês do lote 96 (Anapu), no sudoeste do Pará, está sofrendo ameaça de morte, por isso, uma Campanha de Solidariedade está ocorrendo para arrecadar fundos que garantam o abrigo dele em local seguro. Também foi reafirmado que seguem as arrecadações de mantimentos, livros e outras doações, na Ação Solidária para apoiar as lutas dos trabalhadores (as) rurais e povos indígenas que lutam pelos seus territórios nas comunidades do PAE (Projeto Agroextrativista) Montanha e Mangabal, Aldeia Poxu, Aldeia Karo, localizados no município de Itaituba-PA.

 

Agenda de Luta da ADUFPA para barrar a PEC 32:

 

  • Panfletagem: 23/11 (8h30) na feira do Guamá e 29/11 (8h30) em São Brás; 

 

  • Panfletagem e visual nos municípios de Castanhal, Altamira e Cametá;

 

  • Buscar contato com Sonoras de bairro (bocas de ferro) para ampliar a divulgação;

 

  • Nova campanha de Outdoor com a cara dos deputados nas ruas;

 

  • Continuar a campanha de divulgação dos emails dos deputados federais para que a população pressione cada um deles a votar contra a PEC 32;

 

  • Marcar agenda de visita aos escritórios políticos dos deputados federais;

 

  • Indicar a realização de uma Audiência Pública do Fórum Estadual Contra a PEC 32 com a participação deputados federais;

 

  • Indicar aos deputados estaduais e vereadores que realize sessão especial;   

 

  • Ocupação da Praça da República aos domingos com a campanha “Se votar, não volta”, iniciando no dia 28/11; 

 

  • Articulação da unidade de luta com o DCE e o Sindtifes. 

 

🚩 20 de NOVEMBRO 

✊🏿FORA BOLSONARO RACISTA!

 Concentração: 08h

Mercado de São Brás

Nesse sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ocuparemos mais uma vez as ruas do País pelo FORA BOLSONARO, em defesa da Lei de Cotas e da Vida do nosso povo. 

✊🏿Vamos juntos nessa luta!

 

Compartilhe:

Publicar comentário