ADUFPA debate sobre ações sindicais em Altamira

ADUFPA debate sobre ações sindicais em Altamira

A programação em Altamira, na região sudoeste do Pará, começou na sexta-feira, 26, com uma reunião para discutir pautas importantes para a categoria. Representaram o sindicato as diretoras Edivania Alves e Dalva Santos, o diretor Nelivaldo Santana e a assessora jurídica da entidade, Ana Kelly Amorim.

 

Além dos desafios do cotidiano acadêmico, a conversa teve como um dos pontos principais a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, do Poder Executivo. Foram detalhados vários aspectos que impactam diretamente à população, entre eles o princípio da Subsidiariedade, que desresponsabiliza o Estado da prestação de serviços públicos e abre precedente para a privatização. “A PEC-32, se aprovada, vai “entregar” os serviços públicos, que hoje são oferecidos gratuitamente à população, à iniciativa privada”, observou Edivania Alves.

 

Outro ponto abordado durante a reunião foi urgência na implementação de cursos de formação continuada, com temáticas étnico-raciais. Nelivaldo Santana, diretor de interiorização da ADUFPA, destacou que a Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA (ADIS), precisa direcionar ações de inclusão para o campus Altamira. “Precisamos que a ADIS acompanhe os cursos de qualificação para os professores, com a articulação do sindicato”, destacou.

 

O professor Iselino Jardim, da Faculdade de Engenharia Florestal participou do encontro e reforçou sobre a importância do sindicato estar junto à base. O docente é o mais novo associado da ADUFPA. “O sindicato precisa estar dentro da universidade e a categoria precisa fortalecer o sindicato”, reforçou.

Compartilhe:

Publicar comentário