Nesta terça-feira (18), servidoras e servidores realizam Dia de Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação, com ato em Brasília

Nesta terça-feira (18), servidoras e servidores realizam Dia de Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação, com ato em Brasília

Nesta terça-feira, 18, servidoras e servidores públicos federais (SPF) realizarão um Dia Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação, com ato em Brasília. O calendário de mobilizações para a construção da greve do funcionalismo foi definido na última sexta-feira, 14, na reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

 

 

As categorias avaliam que a força da unidade na luta em 2021 e, em especial, na luta contra a PEC 32, foi o que garantiu a vitória do movimento, fazendo com que a proposta não fosse votada no ano passado. Desta maneira estratégica e conjunta foi possível dialogar com a sociedade sobre a importância dos serviços públicos e dos servidores, o que ajudou a pressionar os deputados. 

 

 

As entidades que compõem o Fonasefe compreendem que é necessário seguir atuando de maneira unitária, com um calendário de mobilizações para construção da greve geral do funcionalismo brasileiro. Nesta terça, 18, será protocolada a pauta de reivindicações junto ao governo federal, no Ministério da Economia e no Palácio do Planalto, com pedido de abertura de negociações. 

 

 

Na capital federal (DF), acontecerá um protesto em frente ao Banco Central. Ainda em janeiro, será realizada uma plenária ampliada com o conjunto dos servidores públicos e, no início de fevereiro, um ato no Congresso Nacional, na abertura do ano legislativo. Na sequência, serão realizados atos nos estados para pressionar pela abertura de negociação e dialogar com a sociedade sobre a importância das reivindicações das servidoras e dos servidores públicos. 

 

 

Docentes federais

 

 

Representantes das seções sindicais do Setor das Instituições Federais de Ensino do ANDES-SN (Setor das Ifes) se reuniram na última quarta-feira (12) e definiram, por consenso, uma rodada de assembleias de 17 de janeiro a 11 de fevereiro para deliberar sobre a construção de greve unificada das e dos SPF, tendo como pauta: a reposição salarial; as condições de trabalho; a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos); contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e a construção de uma pauta específica da educação com as demais entidades que atuam nas instituições federais de ensino.

 

 

Confira a agenda de lutas definida pelo Fonasefe:

 

 

18/01 – Dia Nacional de Mobilização/ministério da economia para protocolar a pauta de reivindicações; ato em frente ao Banco Central;

24/01 –  Celebrar o Dia Nacional de luta dos aposentados;

27/01 – Plenária virtual dos servidores;

28/01 – Coletiva de Imprensa sobre os encaminhamentos aprovados na Plenária;

02/02 – Ato em Brasília na abertura do ano legislativo;

14 a 25/02 – Jornada de luta (Estado de greve);

09/03 – Deflagração da Greve pelas categorias.

Compartilhe:

Publicar comentário