Na próxima sexta, 11, “Marighella” reabre programação do Cine Resistência em 2022

Na próxima sexta, 11, “Marighella” reabre programação do Cine Resistência em 2022

O Cine Resistência, atividade fixa da gestão “ADUFPA de Luta e Resistência com Autonomia”, voltará às atividades regulares na próxima sexta-feira,11 de março, com a exibição do aclamado “Marighella”. Para esta edição, convidamos a professora Ana Cláudia Melo, doutora em Comunicação e Semiótica, mestre em Ciência da Comunicação e especialização em Cinema, e o historiador e vereador do município de Belém, Fernando Carneiro (PSOL).

 

Estamos preparando com muito carinho mais uma exibição para aquecer debates e sonhos, trazendo aos amantes da sétima arte nada mais nada menos que o impactante e polêmico “Marighella”, filme brasileiro de 2021, dirigido por Wagner Moura, baseado na vida de Carlos Marighella. A obra audiovisual foi adaptada da biografia “Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães. É o primeiro filme de Moura como diretor e conta com Seu Jorge como protagonista. 

 

Carlos Marighella (Salvador, 5 de dezembro de 1911 — São Paulo, 4 de novembro de 1969) foi um político, escritor e guerrilheiro comunista marxista-leninista brasileiro, assassinado por agentes do DOPS (ditadura civil-militar brasileira), em 4 de novembro de 1969 em uma emboscada. O filme, justamente por contar a história de uma figura simbólica na luta contra o autoritarismo, é alvo de radicais da direita desde a fase de produção. O diretor Wagner Moura relatou que a equipe chegou a receber ameaças de direitistas nas redes sociais. 

 

Produzido em 2018, estreou mundialmente em 2019, no Festival de Berlim, onde foi aplaudido de pé. Também foi exibido em outros festivais internacionais em Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo e Cairo. Com a história envolvendo a ditadura, e o cenário político atual, seria lançado em 2019, no entanto, mesmo tendo sido selecionado em Chamada Pública da Agência Nacional do Cinema (Ancine), só conseguiu liberação para estrear em 4 de novembro de 2021, em memória a data em que o guerrilheiro foi assassinado.

 

“Foi muito angustiante o filme não ter estreado quando queríamos. Foi muito difícil pra mim particularmente. Todo esse sucesso, esses prêmios, essa alegria, isso é tudo muito bom. Mas, nada disso fazia sentido sem chegar nesse momento que chegou agora, de entregar esse filme no Brasil”, declarou Wagner Moura após estreia no teatro Castro Alves, em Salvador, na terra de Marighella.

 

O Cine Resistência é um momento que muito nos inspira e nos presenteou com afetuosos encontros desde outubro de 2021, quando exibimos curtas metragens produzidos e dirigidos pela professora e lutadora histórica do movimento docente, Suelene Pavão.

 

Para a edição de março, convidamos a professora Ana Cláudia Melo, doutora em Comunicação e Semiótica, mestre em Ciência da Comunicação e especialização em Cinema, e o vereador do município de Belém, Fernando Carneiro (PSOL).

 

Avisamos a quem ainda não viu o longa que não perde por esperar, e lembramos aos que já assistiram que também serão bem vindos para partilhar conosco suas percepções a respeito desta importante obra audiovisual brasileira, que precisou enfrentar com coragem a censura bolsonarista para ser projetado no país, mesmo diante de aplausos e premiações internacionais, tanto por sua qualidade cinematográfica, quanto por sua importância para a história e memória da resistência brasileira.

 

SERVIÇO: 

O quê? Exibição do Longa “Marighella” (2h35m)

Quando? 11 de Março 

Que horas? 16h 

 

Compartilhe:

Publicar comentário