
Docentes discutem e aprovam resoluções do Caderno de Textos do 40º Congresso do ANDES-SN
A ADUFPA iniciou nesta quinta-feira, 10, a discussão e aprovação do Caderno de Textos do 40º Congresso Nacional do ANDES-SN. Em Assembleia Geral, os docentes deliberaram sobre as resoluções (TR) 15 e 16, que abordam a Agenda de Lutas e o Plano de Lutas do Setor das IFES. O direcionamento é para a construção da unidade em defesa do Serviço Público, da Educação e condições de trabalho com retorno seguro às atividades presenciais, além da recomposição salarial de servidoras e servidores.
O TR 15 foi aprovado com complementação sugerida pela professora Lucia Isabel Silva sobre a efetividade da Agenda de Lutas. “É importante reforçar que as ações propostas nessa agenda não sejam apenas datas. É preciso ações efetivas”, enfatizou.
No TR 16, foi encaminhada a reestruturação parcial do 2º ponto, sugerida pelo professor Ivan Neves. A professora Vera Jacob colaborou com a nova redação, aprovada em unanimidade. O novo texto propõe uma “ação conjunta com os demais servidores públicos federais, buscando também construir uma pauta articulada com os trabalhadores dos serviços públicos nas três esferas federadas, incluindo os trabalhadores das Estatais e os terceirizados”.
Na próxima AG, agendada para o dia 18 de março, às 13h, os trabalhos serão iniciados com a apresentação do regimento do Congresso e a síntese da conjuntura atual, prosseguindo para os demais pontos do TR 16. No dia 21 de março, às 17h, será concluída a discussão do Caderno. Os encontros ocorrerão em ambiente virtual, com divulgação do link nas redes sociais e site da ADUFPA.
O 40º Congresso do ANDES-SN acontece de 27 de março à 1º de abril, em Porto Alegre (RS) e tem como tema “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de lutas”. A ADUFPA participa do evento com uma delegação formada por 18 docentes, entre Delegados/as e Observadores/as.
*Informes*
Durante a AG foram dados informes sobre a agenda de mobilização para a Greve Unificada. A próxima data do calendário é 15 de março, com a live do Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais, trazendo o tema “Os ataques à educação pública no governo Bolsonaro: Carreira docente na educação superior e na EBTT. A agenda segue no dia 16 de março, com Paralisação Nacional e ato.
PRÓXIMAS AG’s
*18.05*
Horário: 13h às 15h
Ambiente virtual
*21.05*
Horário: 17h às 19h
Ambiente virtual