
Dia 18 de maio, quarta-feira, ADUFPA comemora 43 anos de luta!
Fundada em 18 de maio de 1979, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (ADUFPA), filiada ao ANDES-SN, foi fruto de um intenso processo de luta e organização coletiva.
Em fins de 1978 e início de 1979, após muita articulação, sessenta e seis professores se reuniram e assinaram a ata de fundação. Atravessando o contexto da ditadura cívico-militar-empresarial, implantada em 1964 e que, como sabemos, durou vinte e um dos piores anos que havíamos conhecido, antes deste período atual de necropolítica e nova ascensão da extrema direita no poder.
Nessas mais de quatro décadas, além de nascer e resistir contra a ditadura brasileira, nos organizamos contra leis e medidas retrógradas que atacaram autonomia; qualidade do ensino, pesquisa e extensão; que visavam precarizar a carreira docente ou que não acataram posicionamentos coletivos da categoria, reagimos com mobilizações e greves em defesa da Educação e Universidade públicas contra os presidentes: Fernando Collor de Melo (PRN), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula e Dilma (PT), Temer (PMDB).
Neste momento, em que o país atravessa uma pandemia, associada à grave crise econômica, sofrendo com índice alarmante de desemprego, fome, inflação de dois dígitos, ataques grotescos às liberdades individuais e coletivas, sob o desgoverno de um pseudo-presidente, um genocida chamado Jair Bolsonaro, seguimos atuando com compromisso e coragem em defesa dos interesses dos docentes, da Educação, do serviço público, e de toda população trabalhadora brasileira.
A direção “ADUFPA de Luta e Resistência com Autonomia” – Biênio 2021/2023 não cede às dificuldades da história e acredita em dias melhores, que serão conquistados pela resistência coletiva. Temos orgulho por fazermos parte desta história e parabenizamos todxs docentes que dedicam seu tempo e vida para manter esta entidade viva e atuante na Amazônia.
Na próxima quarta-feira, 18 de maio, convidamos xs docentes a participar de um café da manhã com bolo e mobilização, no segundo portão da UFPA, a partir das 7h, para comemorarmos o aniversário da ADUFPA e conversarmos com a comunidade acadêmica sobre nossa luta pelo reajuste emergencial de 19,99% aos servidores públicos federais.
Participe, essa luta é de todxs nós!
Parabéns ADUFPA!