Reunião com reitor e vice reitor resulta em AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre orçamento público da UFPA

Reunião com reitor e vice reitor resulta em AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre orçamento público da UFPA

No último dia 08 de Junho, representações das três categorias estiveram presentes à reunião com o reitor Emannuel Tourinho e o vice reitor Gilmar da Silva.

 

 

Na oportunidade foi entregue a pauta local e aberto diálogo ponto por ponto. Destaque para a demanda relacionada à assistência estudantil em específico às bolsas, acesso ao RU, moradia estudantil e oferta de transporte coletivo no campus Belém. O reitor afirmou que não existe nenhuma orientação sobre a diminuição da porção da alimentação e que a decisão política da reitoria é que mesmo frente aos cortes a assistência estudantil não será afetada. O reitor se comprometeu a tratar com a Prefeitura Municipal de Belém sobre horários e condições das linhas de ônibus que atendem o campus Belém.

 

Quanto às questões mais específicas da carreira e reajuste, a reitoria afirmou sua ingerência nessas pautas afirmando que apenas cumpre as orientações jurídicas.

 

Pautas específicas de campi/unidades também foram apresentadas, entre as quais: RU de Castanhal, RU nas EAUFPA e ETDUFPA, contratação de técnicos como psicólogos e assistentes sociais. Junto a tais questões, foi abordado o adoecimento docente e discente e solicitado à reitoria especial atenção a essas problemáticas.

O reitor se comprometeu com nossa categoria em participar de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA com a comunidade universitária para dar visibilidade aos problemas relacionados ao contingenciamento dos recursos financeiros . Essa data ficou sinalizada para o dia 20 ou 21 de junho com metodologia a ser construída conjuntamente com a reitoria.

 

Além da Audiência, o reitor garantiu à Adufpa e ao Comando Local de Greve (CLG), que após o final da greve, será garantido via CONSEPE, um novo Calendário Acadêmico para a reposição dos dias parados.

 

Seguimos na luta em defesa da Educação e da Universidade Pública e gratuita.

Compartilhe:

Publicar comentário