Paralisação de servidores federais começou nesta terça (07) e unificou categorias da UFPA

Paralisação de servidores federais começou nesta terça (07) e unificou categorias da UFPA

Com uma roda de conversa intitulada “Os servidores públicos na atual conjuntura governamental e os desafios para o enfrentamento ao assédio e racismo na rotina de trabalho”, docentes e técnico-administrativos se reuniram no hall da reitoria da UFPA, contando com a presença de estudantes, além de diversas representações políticas e sindicais em solidariedade à luta do serviço público federal.

 

Ao término dos debates no hall da reitoria, uma comissão de servidores, sindicatos e estudantes dirigiu-se até o gabinete do reitor Emmanuel Tourinho. As categorias retomaram a cobrança de que seja efetivada uma política institucional com destaque para temas como: adoecimento, assédio, racismo entre outras demandas dos servidores. Foi um momento para exposição geral de pautas e insatisfações coletivas da comunidade acadêmica. Os docentes relembraram uma pauta histórica que é o tema da progressão e promoção na carreira. O reitor afirmou que pode realizar um encontro envolvendo a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) para tratar desse assunto com os docentes posteriormente. ADUFPA acompanhará e cobrará o cumprimento da promessa.

 

O movimento faz parte da Jornada Nacional de Luta “Governo, queremos respostas às nossas reivindicações!” das entidades federais do funcionalismo, organizada pelo FONASEFE e ANDES-SN, em Brasília (DF) e em vários estados de todo país. A nova jornada tem como objetivo intensificar a mobilização pela inclusão do funcionalismo federal na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, pela reestruturação das carreiras, pela equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos diferentes Poderes, pela revogação de medidas de Temer e Bolsonaro que prejudicam as categorias e o conjunto da classe trabalhadora, assim como pelo arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, contrarreforma Administrativa.

 

PROGRAMAÇÃO CONTINUA: 

 

07/11 (Terça-feira)

16h – Debate: “Progressão e promoção funcional docente” com Ana Kelly Amorim (Assessoria Jurídica ADUFPA) e Representante da PROGEP/UFPA

Local: Hall da Reitoria da UFPA

🌐Haverá transmissão online da roda de conversa

 

18h – Plenária híbrida dos SPF/ FONASEFE

 

08/11 (Quarta-feira)

9h – Ato dos SPF do Pará

Local: Em frente ao prédio da Receita Federal

 

#paralisacaodaeducacao #paralisacaodosservidoresfederais #movimentodocente #ufpa

Compartilhe:

Publicar comentário