
Essa luta também é tua, vem pra rua! #29M #ForaBolsonaroeMourão
Uma assembleia geral unificada online reuniu professores, técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), no final do dia desta terça-feira, 25. A pauta discutida foi a manifestação marcada em várias cidades do país, no próximo sábado, 29, exigindo “Fora Bolsonaro e Mourão!”, “por vacina no braço, comida no prato” e em defesa da Educação Pública.
Para Tais Ranieri, representante do Sindtifes-PA, é preciso lutar unificado contra o governo genocida. “Vivemos uma conjuntura difícil, mas ainda temos gás para lutar! O governo está determinado a retirar direitos dos trabalhadores, acompanhamos os números absurdos de desmatamento e destruição da Amazônia e de seu povo originário e pobre! Ataques ao sistema da Eletrobrás para sua privatização. Precisamos reagir de forma unitária, precisamos nos unir às categorias em luta, nos fortalecer com as companheiras e companheiros que estão resistindo. É urgente e necessário que a gente acabe com esse governo antes que ele acabe com a gente. Povo na rua para derrotar Bolsonaro e Mourão!”.
Tel Guajajara, do DCE, afirmou que também estará na rua por “vida, pão, vacina e educação!” e afirmou que o movimento estudantil e sindical precisou se reinventar para seguir se organizando em resistência, mas que agora o momento nos exige voltar aos atos de rua. “A internet não era nosso campo. Por questões de acesso, mesmo. Passamos a buscar novos caminhos para ocupar esse espaço com nossas pautas e lutas. Estamos saturados de tudo que vem acontecendo neste país, os cortes não foram apenas no orçamento das universidades, o corte foi nos sonhos de tantos que não poderão ocupar as universidades caso os ataques não sejam barrados” argumentou.
Foram quase 80 ativistas que marcaram sua participação virtual na plenária, com sentimento de que não é mais possível ser apenas audiência de todas as tragédias em curso. A expectativa é de que o ato do 29M seja uma retomada do enfrentamento direto pela derrubada de Jair Bolsonaro e seus comparsas genocidas.
Edivania Alves, diretora geral da Adufpa SSind., que abriu a plenária com uma análise de conjuntura, avalia que o que vivemos no Brasil não é apenas uma crise econômica, é uma crise social e política muito séria. Temos à nossa frente um governo criminoso, corrupto e autoritário, mas que vem caindo em sua popularidade, diferente do cenário que tínhamos com sua eleição ou mesmo durante todo o período anterior em que mantinha “aprovação” alta do seu desgoverno. “Nós, lutadores deste país, precisamos aproveitar esse momento de crise para convocar as trabalhadoras, trabalhadores e estudantes a dar um basta ao projeto de morte e injustiça. Também precisamos nos manifestar e impedir a aprovação da Reforma Administrativa que irá destruir o serviço público e que afetará o futuro da nossa juventude, o direito ao concurso público e aos serviços públicos”, enfatizou Edivania
Foi consensual o apelo à unidade dos lutadores, pois o dia 29 de maio pode ser um divisor de águas neste momento crítico que vivemos. Nos preocupamos com a proliferação da pandemia, e por isso vamos garantir o distanciamento seguro, uso de máscaras e álcool em gel, porém, é preciso ocuparmos as ruas como nossos vizinhos colombianos, que estão mobilizados pelo “Fora Duque”, pela vida e vacina ao povo. Estamos diante de um governo que é mais nocivo que o vírus. Vamos ser protagonistas da luta em defesa da vida e contra o genocídio, por vacina no braço, comida no prato, pelo auxilio emergencial de 600 reais e contra a Reforma Administrativa, os cortes nas universidades públicas e as privatizações.
Em Belém, a manifestação acontece organizada pela Adufpa SSind., Sindicato dos Técnico-Administrativos (Sindtifes-PA) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também serão realizados atos em Castanhal, Altamira e Cametá. Essa luta também é tua, vem pra rua!
Quando: 29 de Maio
Onde: Praça da República
Que horas: concentração a partir das 8h
#ForaBolsonaroeMourão
PROPOSTAS APROVADAS PELA AG UNIFICADA DA UFPA:
– Fortalecer o 29M em todo Pará, buscando garantir as medidas sanitárias (máscaras, álcool gel, distanciamento). Belém (8h), Praça da República; Castanhal (15h), Praça da Estrela; Altamira (8h); Marabá, AG Unificada da UNIFESSPA acontece nesta quarta-feira, 26;
– Comitê Unificado docentes, TAEs e estudantes para organizar as lutas na UFPA;
– Organizar uma nova plenária unificada para debater a Reforma Administrativa (PEC 32);
– Cobrar da UFPA a realização de concursos e a nomeação dos concursados;
– Aprovar moção de apoio ao deputado argentino Carlos Giordano: Nós, que assinamos este manifesto, nos pronunciamos contra o pedido de expulsão de Giordano do Congresso e qualquer outro tipo de sanção. Pelo fim dessa campanha difamatória e pela defesa do direito à liberdade de expressão para todos aqueles e aquelas que defendam a causa palestina, reivindicando, no país e no mundo, uma Palestina Livre.