
Viva a Ciência, Viva o SUS! Vacina salva vidas!
A emoção marcou o primeiro dia da vacinação dos professores do ensino superior. A Adufpa SSind esteve presente no Mirante da UFPA, realizando uma grande ação para reforçar a importância da vacina e convidar toda a comunidade acadêmica para o 19J, protesto nacional unificado que levará para as ruas de todo o país o “Fora Bolsonaro e Mourão”, a luta da categoria contra a Reforma Administrativa, os cortes no orçamento da Educação e o PL 5595.
A conquista dos docentes pôde ser vista em diversos rostos, emocionados durante o ato da vacina. A professora Sheila Vilhena, integrante do Conselho Fiscal da Adufpa, não conteve as lágrimas. Joselene Mota, presidente da Regional Norte II do Andes – SN também se emocionou, principalmente por lembrar que muitas pessoas não tiveram a oportunidade de se vacinar. “Me sinto aliviada, mas também me sinto triste porque muitas pessoas não tiveram essa oportunidade, porque esse governo genocida não permitiu que tivessem direito a vacina, a saúde. Viva a Ciência, Viva o SUS.!”, comemorou.
Moradores da comunidade do entorno da UFPA que foram ao mirante se vacinar, trabalhadores informais e funcionários terceirizados do campus também se somaram a luta da categoria, indignados com a prática criminosa do presidente e toda a sua equipe de governo. Foi por essa insatisfação e total intolerância com esse governo que a população acompanhou os gritos de “Fora Bolsonaro” em diversos momentos da vacinação.
Na contramão da Ciência, o governo genocida de Bolsonaro insiste em deslegitimar o conhecimento científico, sugerindo para a população medicamentos sem eficácia contra a Covid-19 e disseminando notícias falsas sobre a importância da vacina. A Adufpa SSind. segue defendendo o conhecimento e a pesquisa científica, sobretudo, para a segurança da população em um momento tão tenebroso da história. “Cientificamente está provado que a vacina é a única forma de barrar a contaminação pela covid. A vacina resulta do esforço integrado de vários institutos científicos mundo afora inclusive no Brasil, como o Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz, que estão numa luta árdua para que a vacina chegue no braço de cada brasileiro e brasileira. Não se iluda, vacine-se”, ressaltou a diretora geral da Adufpa SSind, Edivania Alves.
Ainda durante a ação, a Adufpa SSind. foram distribuídas camisas e máscaras personalizadas para o ato 19J. A atividade foi realizada em parceria com o Sinditifes e Andes SN. A vacinação segue neste sábado, de 09 às 17h, em 24 pontos na cidade de Belém.
Edivania Santos Alves
Foi realmente emocionante. Vacinar-se tornou-se um ato de rebeldia e afronta ao governo genocida de Bolsonaro e Mourão