REPOSIÇÃO SALARIAL JÁ! Em defesa do Serviço Público e da população brasileira

REPOSIÇÃO SALARIAL JÁ! Em defesa do Serviço Público e da população brasileira

Em Assembleia Geral Extraordinária da ADUFPA, realizada na manhã desta quinta-feira, 02/03, docentes da UFPA encaminharam a pauta que será apresentada na reunião do Setor das IFES, que ocorre neste final de semana (04 e 05) em Brasília. Após amplo debate, e tomando como referência as indicações apontadas no 41º Congresso do ANDES-SN, a base reafirmou como ponto central na mesa de negociação junto ao Governo, a garantia da recomposição salarial emergencial de 26,94%, sem parcelamento.

 

Para além disso, os docentes defenderam a recomposição dos 18% restantes, referente as perdas históricas. Ainda como pauta de reivindicação da categoria, a base indicou a urgência na instalação da mesa setorial, o reajuste dos auxílios, a revogação da EC 95, o fim do novo ensino médio, a defesa da carreira docente e a exoneração dos interventores nas IES.

 

A diretora geral da ADUFPA, Edivania Alves, avaliou que a reunião foi muito importante para fortalecer o processo de construção da mesa de negociação junto ao Fonasefe/Fonacate, indicando a mobilização da categoria docente em defesa da Educação pública, do Serviço Público e da população brasileira.

 

“Ninguém vai abrir mão de negociar o básico, que é a reposição salarial emergencial de 27%, articulada ao debate do pagamento da dívida pública que atualmente consome quase a metade do Produto Interno Bruto (PIB). Então devemos reafirmar nessa assembleia que a proposta do sindicato nacional permaneça sendo defendida nos fóruns. Temos a preocupação de fazer avançar essa negociação, de forma célere, pois esse índice de reajuste, qualquer que seja, ao ser pago, já estará defasado. Outra preocupação é a urgência da instalação da mesa setorial para detalhar o conjunto de reinvindicações específicas da categoria docente”, afirmou.

 

Entre os encaminhamentos, foi aprovada que a próxima Assembleia Geral da ADUPA ocorrerá no dia 13 de março, às 10h30, precedida de mobilização unificada com Sindtifes nos portões 2 e 3 do campus universitário e no portão da Escola de Aplicação.

 

Confira a agenda de mobilização:

 

07 de março – Dia Nacional de Luta da mesa nacional de negociação/ hall da Reitoria

08 de março/08h – Marcha do Dia Internacional das Mulheres/ Concentração Largo do Redondo em direção à ALEPA.

09 de março/ 17h – Cine Resistência: Especial 08 de março/ Casa do(a) Professor (a)

13 de março 7h30 – Mobilização no campus universitário Guamá e Escola de aplicação, a partir das 7h30

10h30 – Assembleia Geral ADUFPA/ Altos do Vadião

Compartilhe:

Publicar comentário