Belém sedia III Seminário Intercultural do ANDES-SN

Belém sedia III Seminário Intercultural do ANDES-SN

Estimado em R$40 bilhões de investimentos públicos e privados, Belo Monte é considerada a quarta maior hidrelétrica do mundo e faz parte da principal matriz energética brasileira, a hidráulica. Construída sob a promessa de gerar 11,23GW, a usina fica praticamente parada durante o período da seca do Rio Xingu. Porém, o rastro de destruição e os danos irreparáveis causados ao meio ambiente e à população atingida pela barragem, traz à tona, novamente, o questionamento sobre os grandes projetos desenvolvimentistas na Amazônia. Belo Monte é apenas um deles!

 

O ANDES-SN realiza nos dias 31 de março e 1º de abril de 2023, o III Seminário Intercultural, encontro nacional que irá discutir a transição socialista das matrizes energéticas e tecnologia, articulando perspectivas de classe, gênero, raça, orientação sexual, etarismo e origem nacional, conforme aprovado no 65º CONAD. A organização do evento é do Grupo de Trabalho Política de Classe, Questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS/ADUFPA) e o Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA/ADUFPA).

 

Nestes dois dias, estarão reunidos em Belém, no Pará, pesquisadores/as, especialistas e representantes de movimentos sindicais e sociais, que têm se dedicado aos estudos e às lutas em torno dessa discussão, associada ao campo dos direitos humanos, mudanças climáticas, direito ao trabalho e à terra. Entendemos que não é possível pensar a Amazônia sem considerar o enfrentamento histórico dos povos originários, indígenas e quilombolas frente ao rastro de destruição deixado por uma sociedade erguida sob a égide da escravidão e do colonialismo e os impactos gerados com o avanço dos grandes projetos desenvolvimentistas na região.

 

É com esta perspectiva que convocamos entidades governamentais, sindicatos, ONGs, movimento negro, de mulheres, LGBTQUIAP+, dentre outros, para nos aprofundarmos neste debate, encaminhando uma pauta de luta que possa orientar as políticas voltadas para o meio ambiente, energia/mineração e desenvolvimento nacional, a exemplo do Código Florestal, a Política Nacional de Meio Ambiente, o Plano Nacional de Mineração 2030 a 2050 e o Plano Nacional de Energia 2050, abordando também o combate ao garimpo ilegal, à grilagem de terras, às mineradoras e outros projetos que negligenciam a vida de quem habita na Amazônia.

 

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário abaixo:
https://forms.gle/bDLRp66BxWnDpUVB8

 

PROGRAMAÇÃO 

 

31/03 – SEXTA -FEIRA – Local: Auditório “José Vicente Miranda” (ICJ, UFPA)

 

8h às 8h45 – Credenciamento
8h45 às 9h – Intervenção Cultural, Exposição de fotografias e Feirinha de Arte e Cultura

 

9h – 9h40: MESA I – Abertura e Saudação

Edivania Alves (ADUFPA), Rivania (ANDES-SN), Joselene Mota (ANDES – REGIONAL NORTE II), Marcos Soares (SINDITIFES), Representação Estudantil Quilombola da UFPA, Representação Estudantil Indígena da UFPA (Rodrigo Nascimento) e Jane Cabral ( MST). .

 

10h – 13h: MESA II – Transição socialista das matrizes energéticas e tecnologia

José Domingues (UFMT), Cecília Feitoza (AAC), Movimento Xingu, Charles Trocate (MAM) e Ana Laíde Correa (Movimento Xingu Vivo).

 

13h-15h – Intervalo para o Almoço

 

15h – 17h – Mesa III – Racismo ambiental e as lutas antimachistas e antilgbtfóbicas no Campo e na Cidade

Zélia Amador de Deus (ADIS) e Emilly Cassandra (Grupo De Resistência Travestis e Transexuais da Amazônia – GRETA)

 

 

17h às 17h30 – Intervalo para o Lanche

 

 

17h30– 19h30 – MESA IV – O Direito à Vida, Democracia e Desenvolvimento Socioambiental

Vanuza Cardoso (Associação Quilombo do Abacatal), Lawrence Stivalet (UFBA) e Ruth Almeida (UFRA).

 

 

SÁBADO 01/04 – Assentamento agroecológico Mártires de Abril – MST

 

 

08:00 às 08:30 – Translado da UFPA para o Assentamento agroecológico Mártires de Abril – MST.

 

 

9h às 12h – MESA V – Sujeitos e Caminhos da Resistência em Meio à Crise do Capital

ADUFPA; GTPCEGDS Nacional; GTPAUA Nacional, MAB, CPT, SDDH, MST, Indígenas, LGBTQIA +, Movimento Quilombola, Movimento de Mulheres, Pessoas com Deficiência.

 

 

12h às 14h – Intervalo para o Almoço

 

 

14h às 17h – Vivência Política e de Lazer no Assentamento agroecológico Mártires de Abril- MST

 

 

17h15 – Regresso para a UFPA

 

 

 #ParaTodosVerem Arte gráfica que simboliza uma impressão digital em sua diversidade. Textuais III Seminário Intercultural: Direito à vida, democracia e desenvolvimento sócioambiental. Fundo branco. Na lateral esquerda, grafismo tribal, na cor roxo escuro, a cor do açaí, fruto típico da região que simboliza os ribeirinhos da Amazônia. As três barras tribais, localizadas acima da palavra seminário, simbolizam os povos originários, negros e indígenas. Ao fundo, as cores amarelo, azul, verde, rosa e lilás, dispostas sobre toda a extensão da arte, fazem referência ao público LGBTQIA+. Abaixo, a data do evento, 31 de março e 1° de abril, local ICJ na UFPA e o Assentamento do MST “Mártires de Abril”. Logos do ANDES-SN e ADUFPA.

Compartilhe:

Publicar comentário